Saiba mais sobre a Intolerância à lactose

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

do Bebê Online



A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo em digerir lactose, um açúcar existente no leite e nos seus derivados.

Este distúrbio intestinal, de acordo com a pediatra Mônica Pinto, resulta da falta de uma enzima, a lactase, que é responsável pela degradação da lactose no intestino delgado. Ao chegar ao cólon intacta, a lactose provoca gases, diarreia, dor abdominal e náuseas.

Apesar de ocorrer 'mais na idade adulta', segundo a National Digestive Diseases Information Clearinghouse, Os bebês prematuros são mais propensos a desenvolver esta patologia porque os seus níveis de lactase não aumentam até ao terceiro trimestre da gravidez.



Neste sentido, os pais devem estar atentos aos mais pequenos sinais de alarme e procurar ajuda médica sempre que existirem suspeitas de diarreia, cólicas, gases ou dor abdominal recorrente, refere Mônica Pinto, acrescentando ainda que no caso dos bebês pode verificar também o bumbunzinho “assado”, após a ingestão de leite.

Quais são as causas da intolerância à lactose na infância?

Mônica Pinto - Pode dever à falta congênita da enzima (lactase), o que é raro, ou a situações que causam lesão intestinal como uma gastroenterite aguda, uma diarreia crônica ou uma parasitose que, ao lesar a mucosa, resultam num défice transitório de lactase, secundário à lesão.

Que consequências, a curto e longo prazo, pode provocar no organismo?

Mônica Pinto - Pode causar dor abdominal recorrente, diarreia crônica ou fezes ácidas, causando feridas nas nádegas. Pode ainda fazer com que a criança recuse a ingestão de leite uma vez que provoca náuseas, dor e mal-estar e, consequentemente, reduzir o aporte de cálcio e provocar má progressão estaturo-ponderal.

Durante a infância, em que idade é mais frequente ocorrer a intolerância à lactose?

Mônica Pinto -
No primeiro ano de vida, pode manifestar devido a causas congênitas ou após diarreia a rotavírus, uma vez que a mucosa é mais imatura e pode demorar mais a recuperar da lesão. Além disto, é frequente na criança mais velha e no adolescente uma vez que surge de forma insidiosa à medida que vai diminuindo a capacidade de degradação da lactose.

Que crianças são mais propensas a sofrer de intolerância à lactose?

Mônica Pinto -
As crianças com patologia intestinal ou filhas de pais com intolerância à lactose.

Uma criança com intolerância à lactose será, necessariamente, um adulto com este problema?

Mônica Pinto -
Não necessariamente, porque já vimos que pode ser transitório mas, em muitos casos em que não há um desencadeante, pode persistir na vida adulta.

Uma vez detectada a intolerância à lactose, que cuidados devem os pais ter?

Mônica Pinto -
Pode ser necessário recorrer a dieta usando produtos que não tenham lactose mas tendo o cuidado de manter um bom aporte nutricional e de cálcio. Os alimentos ricos em lactose podem ser mal tolerados, como o leite, queijos frescos, sorvetes de leite, etc. Na realidade a dieta é definida pelos sintomas que evocam os alimentos. O iogurte e queijos curados têm menos quantidade de lactose e se tolerados (se não derem sintomas) pode ser ingeridos. Já existem no mercado produtos específicos sem lactose.

0 comentários:

Postar um comentário