Novos alimentos a seu Bebê

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

do Bebê Online

Se durante os primeiros meses o seu filho ficava bem alimentado unicamente com o seu leite, chegou agora a hora de iniciar a fase de desmamentar e complementar a sua alimentação com alimentos que forneçam nutrientes e vitaminas que o ajudem a desenvolver corretamente. Sempre e de acordo com o pediatra e nunca por decisão sua, o seu filho deve iniciar a alimentação sólida na hora que o pediatra achar mais conveniente. Geralmente os pediatras não iniciam a alimentação sólida antes dos 4 meses para os bebês alimentados a leite de fórmula e antes dos 6 meses para os bebês amamentados que estejam aumentando o peso de forma correta e cujas mães tenham essa possibilidade ( já que a licença de maternidade são 4 meses), o leite materno até esta idade fornece todos os nutrientes que necessitam.O início da diversificação alimentar com papinhas sem glúten ou purê de legumes está dependente da experiência individual de cada pediatra, bem como peso em que se encontre o bebê.

Cuidado com as reações alérgicas

O seu filho tem ainda o aparelho digestivo muito imaturo e está unicamente habituado ao leite, assim é provável que possa fazer uma reação alérgica a qualquer alimento que possa introduzir de novo. Para que isto não aconteça o pediatra recomendará que vá introduzindo gradualmente os novos alimentos. Isto é: deve introduzir inicialmente os alimentos mais simples, deve fazer as introduções com um único novo alimento de cada vez, devendo esperar cerca de 3/4 dias até nova introdução. Assim, irá verificando se algum alimento lhe provoca alguma alteração ou alergia, sabendo ainda quais são as preferências do seu bébê. Se acontecer alguma manifestação alérgica, dirija ao seu pediatra. Saiba quais os sintomas que podem ocorrer em caso de intolerância ou alergia, depois de o seu filho ter provado um alimento pela primeira vez:

Vomito
Reação cutânea (estilo urticária)
Edema dos olhos/ /face/ mãos …
Diarreia

Saiba quais os alimentos que provocam mais alergias

Entre os alimentos mais alérgicos destacam-se:

O leite de vaca
O tomate
Os morangos
A clara de ovo
O peixe

Assim, quando falamos na introdução dos novos alimentos, devemos ter sempre em consideração que estes são os que se incorporam na alimentação da criança mais tardiamente. Isto é, dê ao seu filho estes alimentos a partir de:

O leite de vaca – A partir dos 12 meses

O tomate – A partir dos 15 meses

Os morangos - A partir dos 18 meses

A clara de ovo – A partir dos 12 meses

O peixe – A partir dos 8-10 meses

Esta informação serve apenas de referência cada criança tem a sua própria evolução e o pediatra do seu filho é a única pessoa que pode decidir sobre a melhor dieta.

0 comentários:

Postar um comentário