A Água é importante na Gravidez

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

do Bebê Online

Beber água é saudável para todos os seres vivos e sem ela não era possível a sobrevivência das espécies. O nosso corpo é formado por 60% de água e para garantir o seu funcionamento adequado deveríamos de beber diariamente cerca de um litro e meio de água. A água é imprescindível para manter a temperatura corporal, para repor os líquidos que perdemos através da respiração, da transpiração, da urina e ainda para eliminar as toxinas. Além disto, permite a assimilação dos alimentos e atua como lubrificante nas articulações. A água, como alimento, proporciona alguns sais minerais e têm a vantagem de não oferecer calorias.



A água na Prevenção

Durante toda a gravidez, recomenda que a futura mamãe beba como mínimo dois litros de água por dia. A água e uma dieta rica em fibras vai permitir que, mesmo a partir do segundo trimestre, quando o útero, devido às dimensões do bebê, já oprime o intestino, não venha a sofrer da habitual prisão de ventre. Ao beber uma quantidade adequada de água, a grávida estará ainda a prevenir os edemas - inchaço - que devidos às alterações hormonais e ao aumento brusco de peso provocam a retenção de líquidos no organismo. Embora, muitas vezes, se pense que uma das causas de beber muitos líquidos é a sua retenção, é um mito que devemos desmistificar. Beber mais líquidos permite uma melhor drenagem no organismo, evitando assim a sua retenção. Os edemas são em geral dolorosos por afetarem especialmente os tornozelos e as pernas. A ingestão regular de líquidos facilita a função dos rins que, durante a gestação, têm uma função acrescida.

Quando esta função se realiza adequadamente, as toxinas são mais facilmente eliminadas, prevenindo também as infecções urinárias e a cistite muito comuns durante a gravidez. Há ainda considerando outros benefícios e entre eles a facilitação da digestão especialmente quando as dimensões do bebê comprimem o estômago e subsequentemente o diafragma. Para o futuro bebê, além de tudo o que já foi dito e que o beneficia a ele indiretamente, agora que as temperaturas estão mais elevadas, a ingestão de água por parte da mãe vai permitir que a sua temperatura corporal e hidratação não sejam afetadas pelas perdas de líquidos através da transpiração materna.



Sopas

Esta é outra forma de ingerir líquidos. Uma sopa, além de ser sempre adequada, especialmente se for de legumes variados, permite a ingestão de líquidos.
Mineral ou da torneira

A água e a beleza

Ao manter uma boa hidratação, a gestante previne ainda, além dos edemas, o aparecimento de estrias. A pele do peito e da barriga - zonas que sofrem uma maior dilatação - ao estarem mais hidratadas, sofrerão menores danos durante a extensão. Toda a pele se vivifica com uma boa hidratação.

0 comentários:

Postar um comentário