Os Soluços, e a Imaturidade

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

do Bebê Online

Os soluços resultam de um complexo processo efetuado pelo organismo ainda imaturo do seu bebê. Por vezes, devido à imaturidade do organismo do bebê, há um retorno de suco gástrico à parte baixa do esofago. Este suco gástrico - produzido no estômago - vai irritar as terminações nervosas que se encontram nessa zona, fazendo com que se unam ao nervo frénico responsável pelo diafragma - membrana que separa o tórax do abdomen. Por sua vez, o espasmo produzido no diafragma pode provocar o encerramento repentino da glote provocando o soluço.

Este transtorno, nas crianças, é considerado normal.

Além da imaturidade do organismo dos bebês, podem existir outras causas que provoquem uma crise de soluços.

Quando chora, o bebê tem tendência a regurgitar e, desta forma pode “entrar algum ar”, o que também pode originar o soluço.

Situações de alarme

Embora uma crise de soluços não seja grave, há situações a que devemos estar atentos. Assim, se o seu bebê tem soluços muitas vezes e por largos períodos de tempo, se a refeição tem de ser interrompida muitas vezes, se tem muitas regurgitações ao longo da refeição, se faz caretas demonstrando que o conteúdo estomacal está a voltar para trás - para o esofago- ou se se mostra demasiado nervoso, chorando várias vezes e não conseguindo dormir, o melhor é consultar o seu médico.

Nestes casos o médico terá de avaliar se o bebé sofre de refluxo gastro-esofágico.

Mitos

As crises de soluços são em geral passageiras, ao longo de gerações criaram-se mitos para acabar com os soluços. No entanto, não tente pô-las em prática pois apenas podem prejudicar o bebê.

Tapar o nariz do bebê por breves segundos, só serve para o assustar. Pregar um susto, só serve para o pôr nervoso.

Se pretende ajudar o seu bebê a eliminar os soluços, o melhor é seguir algum destes métodos:

· Experimente fazer umas coceguinhas no nariz. Ao espirrar, o diafragma distende e, desta forma, na maior parte dos casos, os soluços desaparecem.

· Experimente manter o bebê na vertical e faça umas massagens nas costas. Esta técnica ajudá-lo-á bastante.

· Experimente uma das mais clássicas soluções para os soluços: dê água fria, utilizando uma colher ou um conta-gotas, de modo a que ele a sorva.

Considere uma crise ligeira de soluços sem ansiedade, nunca abane ou assuste o bebê para ver se a crise passa. Em situações de crises prolongadas e intensas fale com o pediatra pois ele avaliará a situação. Em qualquer dos casos, não esqueça que o seu bebê já tinha soluços antes de nascer e isso não foi prejudicial ao seu bom desenvolvimento.

0 comentários:

Postar um comentário