Alerta: Os Virus preferem o frio

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Daniela Silva

O final do Outono, o Inverno e o início da Primavera são os períodos, por excelência, mais pródigos nas manifestações de doenças virais. As infecções virais mais frequentes são as dos pulmões e das vias respiratórias. Destas destacam as gripes, as faringites, as laringites, as traqueítes, as bronquiolites e as bronquites.

Quando a temperatura é baixa e a radiação ultravioleta é nula ou muito baixa os vírus sobrevivem mais tempo e podem mais facilmente ser transmitidos de um pessoa infectada para uma pessoa saudável. Muito embora possam surgir doenças deste foro no Verão, aparecem como focos isolados.



Batalha contra os vírus

A prevenção é a primeira arma. Os locais fechados são locais de pouca circulação de ar, geralmente aquecidos artificialmente. Nestes casos, locais como centros comerciais, cinemas, teatros, centros de exposições, etc, devem evitar.

Outros locais, de frequência obrigatória, como salas de aula, empresas, hospitais ou meios de transporte público devem se arejar periodicamente, mesmo que esteja frio.

As crianças pequenas, cujo sistema imunitário é mais frágil, dado que ainda não adquiriram resistências - anticorpos - são as mais vulneráveis. Assim, devemos, nesta primeira batalha, evitar, prevenindo – não a exponha a ambientes fechados e com muita gente.

As armas ineficazes

Existem ainda muitas pessoas que pensam que as gripes se combatem com um antibiótico e, aos primeiros sintomas, resolvem automedicar com um antibiótico prescrito numa anterior situação. Nunca é demais dizer que os antibióticos são armas ineficazes contra os vírus. Os antibióticos podem eliminar as bactérias ou inibir a sua proliferação.

Quando se tenta eliminar um vírus com um antibiótico é o mesmo que tentar matar uma formiga com um tiro de caçadeira. Os vírus têm uma estrutura diminuta, visto não possuírem qualquer estrutura celular para que os antibióticos os afectem.

Os vírus combatem com a prevenção e a vacinação e unicamente os sintomas - tosse, dificuldade respiratória, dores musculares... - se podem combater com a medicação.

As infecções virais

As infecções virais nas crianças são em geral pouco graves e muitas delas não necessitam tratamento, curando por si só. As mais comuns do foro respiratório (porque existem outras, como por exemplo do foro gástrico), são as infecções provocadas pelo vírus sincicial respiratório, que é a causa mais frequente de infecções como a bronquiolite e a pneumonia, em bebês e crianças pequenas.

A bronquiolite afeta geralmente as crianças no primeiro ano de vida, sendo mais comum nos primeiros seis meses. Pode surgir depois de uma constipação e os sintomas, febre, dificuldade respiratória, frequência cardíaca acelerada, tosse, são os mais comuns. A maior parte das crianças recupera em casa sem necessidade de internamento. Dado que a criança pode ter vômitos repetidos é necessária muita atenção para que não se desidrate. Esta infecção pode debelar normalmente num período de 3 a 5 dias.

A pneumonia viral pode ser também provocada por outros vírus como o adenovírus, o vírus parainfluenza e o vírus da gripe.

A faringite pode surgir após ou em simultâneo com uma constipação comum. Para além da dor de garganta e dificuldade em engolir, não apresenta geralmente pus na garganta (ao contrário das faringites provocadas por bactérias), e quando a criança apresenta febre, é ligeira. Caracteriza também por não apresentar os gânglios linfáticos muito aumentados. O tratamento é geralmente para aliviar as dores de garganta e a febre.

As amigdalites de origem viral têm um comportamento muito semelhante ao das faringites, no entanto, para além da dificuldade em engolir as crianças podem apresentar dores de ouvidos, dores da cabeça e vômitos. O tratamento passa igualmente por um analgésico/antipirético.

As sequelas

Depois de uma infecção viral é natural que a criança se encontre debilitada e possa perder peso. Como tem as defesas baixas há que ter cuidados especiais para que não tenha outra infecção. Assim, os pais devem prevenir os contágios e oferecer uma alimentação rica em vitaminas. É normal que a criança perca o apetite, que irá recuperar após a convalescença. Durante os meses de Inverno é natural que a criança possa ter várias infecções virais.

0 comentários:

Postar um comentário