O Que é 'Sapinho'?

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

do Bebê Online



O Muguet surge em alguns bebês recém nascidos e vulgarmente é conhecido como Sapinho. É uma infecção oral, muito comum nos bebês recém nascidos, provocada pela “Candida albicans”.

Os recém nascidos podem ficar contagiados no momento do parto, quando entram em contato com a zona vaginal, visto ser um dos locais onde este fungo geralmente está presente (por exemplo, a vaginite por Candida) e o recém nascido tem menores defesas contra as infecções.

Embora afetem principalmente a boca e o interior das bochechas do bebê, em casos mais graves, poderão também afetar a garganta e o esofago.

A sua forma mais simples pode não provocar qualquer transtorno ao bebê mas convém consultar o pediatra para que prescreva de imediato um tratamento.

As manchas do Muguet são facilmente identificáveis porque têm um pequeno relevo, permanecendo diferentes do resto da mucosa – membrana que reveste os órgãos expostos ao exterior - que se mantém avermelhada e inflamada.

Para os pais menos esclarecidos estas manchas podem ser confundidas com restos de leite que permaneceram na boca do bebê.

Para uma melhor observação, após o aleitamento, deverão passar pela boca do bebê uma gaze humedecida em água morna, para retirar restos de leite e, assim, poderem melhor identificar as manchas provocadas pelo Muguet.

Formas de Prevenção

Esterilizar as chupetas, não tocar na boca do bebê com as mãos por muito bem lavadas que estejam são medidas que deve ter em conta.

Em casos mais graves o bebê pode ter dificuldade em mamar - pegar no peito - ou engolir. Nestes casos, além das medidas já recomendadas, o pediatra certamente prescreverá um anti-fúngico que não deve ser interrompido até ao final do tratamento, mesmo que os sintomas possam ter desaparecido. Se parar, poderá reativar a infecção.

Além dos cuidados acima descritos, recomenda ainda, quando o bebê é amamentado, que a mãe antes de amamentar o bebê, lave as mamas com água morna e sabão.

Depois de cada mamada, deve ser lavada a boca do bebê com água fervida de preferência fria ou morna para que elimine os restos de leite da boca, diminuindo o risco de infecção.

E Não esqueça...

* Deve esterilizar as chupetas e não tocar na boca do bebê com as mãos por muito bem lavadas que estejam

* O contágio nos primeiros dias pode também ocorrer no próprio berçário através do contato com bebês infectados

* Antes de amamentar o bebê, lave as mamas com água morna e sabão

0 comentários:

Postar um comentário