O Choro é que chama a atenção

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Daniela Silva



O nascimento provoca algumas reações ao recém-nascido. O bebê pode chorar durante alguns minutos depois do parto, dar um grito assustador e depois acalmar, apesar de nem todos os bebês chorarem quando nascem. As mamães, ou papais de plantão terá que saber aprender os tipos de choro para existir uma comunicação com seu bebê.

Será que tem fome? Está com a fralda suja? Os dentes começam a romper? Está com calor ou frio? Muitas são as explicações para o ato de chorar. Afinal, é a única forma que o bebê tem de comunicar com os seus pais… É ainda a melhor maneira que encontra para chamar à atenção. Os hábitos de choro variam de bebê para bebê. Há que aprender a lidar com as características do seu filho.

Verifique se o bebê precisa de mudar a fralda, se já está na hora de voltar a comer, se está com pouca ou muita roupa… Se ainda assim, o bebê continuar a chorar sem parar, aparentemente sem nenhuma razão especial, recorra a algumas estratégias para que ele se acalme.

Com o tempo, os pais começam a perceber porque é que o bebê está chorando e vão adquirindo formas de atuação para o acalmar. A regra essencial é não perder a paciência, mesmo que o bebê decida chorar toda a noite. Mesmo sendo muito irritante, tente manter a calma e não passe a sua ansiedade para o bebê.

Causas mais comuns do choro

Fome – É um dos tipos de choro mais fáceis de identificar pela mamãe que já sabe a que horas tem de dar de comer ao bebê. Ele tem os seus horários alimentares muito bem definidos e irá chorar se estiver com fome. Basta a mãe dar de mamar para que ele pare de chorar imediatamente.

Fralda suja – A urina e as fezes são muito incômodas para o bebê. Como causam algum desconforto, constituem uma das principais causas do seu choro.

Assaduras – Uma fralda apertada ou molhada pode causar assaduras que incomodam o bebê e facilitam o choro.

Sono – Quando o bebê tem muito sono e não consegue adormecer, começa a chorar persistentemente. Da mesma forma, alguns bebês acordam chorando, como que a avisar os pais que já não se encontram a dormir, apelando à sua companhia.

Sentir sozinho – O bebê gosta de se sentir acompanhado. Se está habituado a rodear de familiares e amigos, pode chamar à atenção quando o deixam sozinho por momentos.

Pouco acesso aos brinquedos – Quando os brinquedos favoritos estão longe e o bebê não os consegue alcançar, pode chorar para “pedir” a alguém que os dê.

Frio ou calor – Por vezes, as mães vestem muita roupa ao bebê, sobretudo quando saem. Têm receio que o bebê passe algum frio. No entanto, podem estar a ser excessivas e o bebê sentir calor. Os bebês ficam confortáveis com roupas quentinhas ou frescas, consoante a época do ano, mas sem exagero.

Escuro – Alguns bebês não gostam de se sentir no escuro. É sempre preferível que tenha uma luz acesa. Pode ser fraca ou uma simples luz de presença que o fará sentir mais calmo.

Infecções – O bebê pode estar desenvolvendo uma infecção que provoca febre e outros incômodos. O choro é normal e pode alertá-la para a necessidade de visitar o pediatra, para que seja dado o tratamento adequado.

Obstipação – Quando o bebê tenta fazer cocô e não consegue, pode estar sofrendo de obstipação. As fezes duras provocam ataques de choro porque causam dor.

Simples birra – Quando todas as causas parecem estar descartadas e o bebê já começa a perceber como é que consegue o colo dos pais ou a satisfação das suas vontades, pode chorar para chamar à atenção e para conseguir aquilo que pretende.

O que fazer perante o choro incessante do bebê?
- Pegue no bebê ao colo – Aconchegue o bebê a você, caminhe com ele, balance ou dance com suavidade. Pode também cantar uma música, o que muitas vezes acalma o bebê e termina com o seu choro.

- Movimento – Se levar o bebê a passear de automóvel ou mesmo no seu carrinho de bebê, ele irá sentir balançar suavemente. Esta é uma forma do bebê se distrair do seu choro e de se sentir mais confortável.

- Barulhos que acalmam – À partida, poderá parecer estranho mas a música, um brinquedo musical, o som de máquinas ou do aspirador podem acalmar o bebê.

- Banho – Normalmente, o bebê fica mais tranquilo depois de um banho tépido.

- Massagem – Uma massagem é indicada para qualquer bebê. Existem vários tipos e diversas formas para a fazer. Pode experimentar deitar o bebê sobre os seus joelhos e massajar suavemente o bebê. Não esqueça que deve sempre aquecer as mãos e colocar e umas gotas de óleo antes de começar a massagem.

Se ainda assim, o bebê não parar de chorar, talvez seja conveniente consultar o seu médico pediatra. O choro persistente pode estar na origem de múltiplas causas que devem ser avaliadas.

0 comentários:

Postar um comentário