Gêmeos: Alegria dobrada, Trabalho dobrado

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

do Bebê Online

Dois bebês, dois sorrisos, dois choros, duas mudas de fralda, duas crianças para alimentar em simultâneo. “Socorro, precisa de Ajuda!”.

É quase inevitável que nenhum casal esteja devidamente preparado para a possibilidade de vir a ter gêmeos. Também não é algo em que pensem regularmente quando planeiam ter um filho…



Ter filhos múltiplos pode ser a maior felicidade das suas vidas e uma emoção incomparável com tudo o que o casal viveu até então. Uma coisa é certa: a vida familiar teve de ser completamente reorganizada.

O enxoval teve de ser dobrado e todos os cuidados devem ser devidamente calculados.

Toda a estrutura acarreta mudanças na vida de um casal, sobretudo quando uma grávida espera dois filhos. “Muda o espaço físico da casa, o orçamento doméstico, os planos profissionais, diminui o tempo de lazer, aumenta o stress e o cansaço”, indica o Manual para Famílias de Gémeos elaborado por uma equipa do Grupo de Gêmeos, no exterior.

Acima de tudo, perante a notícia e a realidade que o casal teve de enfrentar, há que simplificar, ser flexível, estabelecer prioridades e acima de tudo, dividir tarefas com o papá da criança. “Não se esqueça de conservar o sentido de humor pois esta é a chave para uma maior tranquilidade”.

Do banhinho ao soninho

O banho deve ser dado todos os dias, de preferência à mesma hora. Compartilhar cuidados aos gêmeos é então fundamental, recomendando o final da tarde ou o momento antes de jantar para que a mamãe e o papai possam dar banho aos dois bebês em simultâneo.

O ciclo de sono e atividade variam de bebê para bebê.

Os carrinhos para dormirem ou passearem devem ser formados por duas cadeiras viradas uma para a outra ou com cadeiras de lado a lado.

Manter a individualidade

Um dos aspectos curiosos deste Manual e que nossos leitores deve reter na sua situação particular é que “os gêmeos são apenas irmãos com a mesma data de aniversário”. É importante que a educação, os estímulos e a diferença entre ambos sejam reforçadas.

A vinculação entre pais e filhos deve ser individual. “Durante o crescimento dos bebês, os familiares e amigos devem ser encorajados a individualizarem o trato.''

É ainda essencial ter particular atenção ao desenvolvimento da linguagem e do relacionamento entre os gêmeos e a família, bem como da dinâmica familiar. Muitas vezes, os gémeos desenvolvem uma linguagem própria que mais ninguém entende.”

Se por acaso tiver gêmeos de diferentes sexos, por norma, as mulheres são mais introvertidas e os rapazes mais extrovertidos. As brincadeiras serão sempre particulares, ainda que, ao primeiro ano de vida, haja uma compartilha significativa das mesmas entre os manos.

É conveniente supervisionar os rapazes com mais atenção são, por natureza, mais inequietos. De qualquer forma, todo o cuidado é pouco com qualquer bebê em casa e, ainda mais significativo, quando dois bebês compartilham o mesmo espaço, todos os dias.

Adoção de estratégias

- O casal pode fazer listas de tarefas prioritárias e não se preocupar se a casa estiver mais desarrumada do que o habitual;

- Não esquecer que é importante que o casal reserve um pouco de tempo individual para cada bebê;

- Os pais podem compartilhar as suas dificuldades / experiências com outras famílias de gêmeos;

- Um casal, mesmo com filhos gêmeos, deve procurar arranjar sempre tempo para ambos;

- Se os pais acharem importante e, se tal for possível, podem solicitar a ajuda de familiares e amigos. Este apoio é fundamental!

0 comentários:

Postar um comentário