Apneia do Sono

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

do Bebê Online



Outras situações devem ser observadas porque podem requer tratamento clínico ou cirúrgico, de acordo com a indicação do médico. Durante o sono, tanto no adulto como na criança, existem períodos em que se verifica uma interrupção na respiração, estes períodos são denominados por apneia.

Esta situação é perfeitamente normal e aceitável quando não perdura mais de quinze segundos por episódio, contudo, quer pela duração dos episódios, quer pela frequência dos mesmos, pode tornar causa de preocupação. A apneia do sono consiste na obstrução das vias aéreas superiores, que, devido à flacidez dos tecidos da garganta, principalmente da faringe, impede a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite.

Uma manifestação de obstrução é o ressonar, o ronco é a vibração dos tecidos da garganta aquando da passagem de ar, entre alguns desses roncos pode haver pausas respiratórias, apneias. Quando os episódios de apneia são frequentes e longos pode ser considerada uma doença cronica, complexa e evolutiva, com repercussões neurológicas e comportamentais.

A maioria das situações requer uma observação interdisciplinar de várias aéreas da medicina, tanto a nível de diagnostico como no tratamento.

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas de apneia do sono são o roncar e a excessiva sonolência diurna. A apneia obstrutiva mais frequente nas crianças é devida ao aumento de volume das amígdalas e dos adenóides. O sono descontínuo e agitado é acompanhado do ressonar.

A criança evidencia durante o dia, cansaço, falta de atenção, palidez, agitação e tem tendência ao dormir, assumir posições que não são comuns, acordando frequentemente. O tratamento pode eventualmente passar pela cirurgia, extração dos adenóides (adenoidectomia) ou extração das amígdalas (amigdalectomia) ou ambas. No caso de existirem outras possíveis anomalias, como mal formação do palato, desvio do septo nasal, quistos ou tumores, o pediatra aconselhará a sua correcção ou remoção.

O meu filho pode morrer sufocado numa crise de apneia?

Numa criança saudável a resposta é negativa, efetivamente é o cérebro que controla o nível de oxigénio que circula na corrente sanguínea, sempre que se verifica ausência de oxigénio, o cérebro acciona mecanismos que provocam o acordar da criança e consequentemente que possa respirar novamente. A apneia, porém aumenta significativamente a probabilidade de desenvolver lesões em vários órgãos do corpo humano, principalmente no sistema nervoso central.

Apneia da infância

Esta designação reserva para as situações de apneia em crianças com idade inferior a um ano, cuja causa não consegue ser determinada. São muitas vezes crianças a que se estabelece uma relação causal, devido a terem nascido antes do tempo normal de gravidez. É uma apneia que normalmente desaparece espontaneamente, e que não necessita de tratamento, como é obvio, desde que não haja complicações.

0 comentários:

Postar um comentário