Os Maus Pais

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

do Bebê Online

O médico pediatra, Dr. Aldo Naouri, explica em entrevista como são os maus pais, seus comportamentos, liberdades, e a forma de educação.

Os pais que não pedem desculpas, nem quando erram, ou são injustos.

''Os pais nunca pedem desculpa. Devem falar com firmeza e ternura. Nunca temos de nos justificar, nem de dar argumentos à criança. Podemos explicar, mas não justificar. O limite entre ambas é ténue, por isso defendo que na maior parte das vezes nem se explique.'', afirma o pediatra.

Quais são as principais queixas dos pais?

''Falta de disciplina, mau comportamento, desobediência nas horas de comer, tomar banho ou de dormir. Os pais pedem socorro, porque não conseguem reprimir as pulsões das crianças. Seja uma criança de um, três ou sete anos, procedo sempre do mesmo modo. Falo com os pais, escuto o que se passa, agradeço à criança por me ter vindo ver e ter trazido os pais e digo ainda que me vou ocupar dos pais.

Como os pais sabem que são bons pais?

''Os bons pais são os que permitem à criança poder desejar. Os excelentes não existem. Todos os pais têm defeitos, os maus são os que acham que a criança tem direito a tudo'', afirma.

Os pediatras devem mais do que médicos, na sua opinião?

''Antigamente, os pais pediam aos pediatras: Faça tudo para que o nosso filho não morra e que tenha uma boa saúde. Agora, pedem-nos para colaborar com eles na educação. Mas os pediatras não sabem responder e é uma pena.'', disse o médico pediatra, Aldo.

Os pediatras deviam ter mais conhecimento pedagógico, e piscológico?

Absolutamente. Os pediatras deviam perceber que os pais quando têm problemas com o comportamento dos filhos não querem ir falar com um psicólogo, mas com o médico que acompanha os seus filhos. É preciso mudar. Eu estudei psicanálise, mas também antropologia, sociologia, linguística. Fui formando e os meus colegas pedem para falar com eles sobre estes temas porque percebem que têm essa dificuldade.

0 comentários:

Postar um comentário