Gravidez: Sete Semanas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

do Bebê Online

Agora com cerca de um centímetro – mais ou menos o tamanho de uma framboesa – o bebê já tem as articulações dos cotovelos e, ainda com membranas, os dedos das mãos e dos pés já se distinguem claramente. No interior da cabeça, ainda muito grande, os dois hemisférios cerebrais estão em desenvolvimento. Estão se formando os dentes e o interior da boca e os ouvidos continuam a se desenvolver. As pregas das pálpebras cobrem parcialmente os minúsculos olhinhos e começa a nascer a ponta do nariz que lhe dará tanto gosto apertar um dia mais tarde. A pele é fina como o papel e as veias são claramente visíveis.

O seu pequenino tem também já apêndice e pâncreas, os quais irão mais tarde produzir a hormona insulina que ajuda a digestão. O fígado está ocupado a produzir glóbulos vermelhos e uma das voltas dos intestinos em crescimento está se transformando no seu cordão umbilical, que apresenta agora nítidos vasos sanguíneos que levam e trazem oxigênio e nutrientes para o seu corpinho. O bebê ainda parece possuir uma pequena cauda (na verdade, é uma extensão do cóccix), mas que desaparecerá nas próximas semanas.

Ainda não consegue senti-lo mexendo, mas o seu pequeno feijãozinho saltitante movimenta com grande rapidez e agitação no seu meio aquático.

0 comentários:

Postar um comentário