Brincar, Brinquedos, Desenvolvimentos Infantis: Saiba Mais

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

do Bebê Online


As relações e as experiências que ocorrem nos primeiros anos de vida têm um grande impacto no futuro da criança.

O potencial de desenvolvimento é em grande parte moldado pelo contexto físico e social, pelo que o contexto envolvente de um bebê ou criança deve, por isso, ser apelativo, interessante e encorajador, devendo adaptar as oportunidades de aprendizagem ao nível de desenvolvimento da criança.

Nascimento – 6 Meses



Desenvolvimento

Nos primeiros meses de vida o bebê procura explorar, conhecer e interagir com o novo mundo que o rodeia. Para atingir tal objetivo o bebê precisa de se sentir seguro e confortável, contando com os seus adultos cuidadosos.

Sentido confiantes, porque sentem em segurança, os bebês aprendem com maior facilidade e estão melhor preparados para o estabelecimento de novas relações.

Perto dos 6 meses o bebê pega nos objetos, observa atentamente, transfere de uma mão para a outra e leva-os até à boca, como forma essencial de aprendizagem.

A estimulação sensorial do bebê é um meio por execelência para o processo de aprendizagem precoce. Assim, a estimulação sensorial principalmente, estimulação tátil, visual e auditiva é, por excelência, um veículo para a aprendizagem.

Brinquedos

Nesta fase o bebê necessita essencialmente de objetos de brincadeira, que possibilitem compartilhar brincadeiras com o adulto. Esses objetos devem servir para estimular a curiosidade, a atenção e o interesse do bebê pela descoberta.

Sugerem bolas, lenços, chocalhos. Os bebês preferem cores fortes e de grande contraste, sabendo que o vermelho é a primeira cor que o bebê consegue discriminar.

Existem também bonecos e tapetes de atividades que apresentam diferentes texturas e sons, sendo óptimos para a estimulação visual e auditiva.
6 meses – 12 meses


Desenvolvimento

O bebê manifesta a sua inteligência quando coordena meios para atingir determinados objetivos, compreendendo que as suas ações produzem impacto sobre os objetos e o mundo que o rodeia.

Nesta fase,tomando contato com a noção de causa e efeito, o bebê tem oportunidade de aprender como funciona o mundo. É notório o aumento da intencionalidade nas suas acções.

A sua capacidade de comunição evolui sendo que, mesmo sem falar, o bebê comunicará através de gestos e sons, transmitindo necessidades, vontades e mesmo sentimentos.

É por isso importante que o adulto esteja atento aos sinais veiculados pelo bebê, procurando dar respostas adequadas. Deste modo, ele sentirá que aquilo que tem para dizer é importante, fomentando o desenvolvimento da sua auto-estima.

Por volta dos 12 meses, começa a tornar evidente a noção de permanência de objecto, ou seja, o bebê compreende que o objeto ou pessoa, continuam a existindo mesmo quando os deixa de ver.
Brinquedos

Nesta faixa etária os brinquedos oferecidos ao bebé deverão reforçar a crescente intencionalidade das suas ações. Brinquedos que rolam, como bolas ou chocalhos em forma de tubo e brinquedos que quando manipulados, abanados ou apertados, produzam sons, são uma boa opção.

12-24 meses


Desenvolvimento

Nesta fase, a criança é um verdadeiro cientista, procurando resolver problemas de forma eficaz, equilibrando as suas descobertas entre tempos de atenção reduzidos e níveis elevados de energia.

O desenvolvimento da linguagem é um processo complexo que inclui compreender conceitos e produzir sons e palavras. A estimulação de competências linguisticas é importante no sentido que estas favorecem o estabelecimento de relações sociais positivas e uma comunicação eficaz.

Brinquedos

Para estimular a motricidade fina do bebê, treinar categorizações simples e fomentar a linguagem, brinquedos de encaixe (como cubos com peças geométricas para intruduzir), construções (como legos de grandes peças), são bons companheiros de brincadeira.

É útil selecionar, nesta fase de desenvolvimento, brinquedos que promovam a linguagem, a apreensão de conceitos simples.

Além dos livros, úteis tanto pelas imagens que revelam conceitos, como pela própria leitura da história, a criança apreciará brincar, por exemplo, com bolas (grandes e pequenas), com tambores (barulhentos e silenciosos).

2 – 3 anos


Desenvolvimento

Durante o segundo ano, a aprendizagem através da imitação dos pares conduz a um rápido desenvolvimento. Nesta fase a criança começa a ser capaz de pensar criativamente e de estabelecer relações lógicas entre as suas ideias.

Com a emergência do pensamento simbólico, em que uma bola se transforma num ovo ou uma corda numa minhoca, as brincadeiras “faz de conta” são frequentes.

Brinquedos

Nesta idade, devem ser eleitos brinquedos que permitam estimular o pensamento simbólico. As crianças adoram brincar com modelos de alimentos, roupas e acessórios, bonecos que representem outras pessoas.

Uma vez que a criança começa a ser capaz de antever padrões rítmicos, alguns instrumentos musicias, como, tambores, castanholas ou apitos.

A exploração, repetição e antecipação de padrões rítmicos influencia o pensamento lógico, essencial para aprendizagem, entre outras áreas, da matemática. O contato com os sons produzidos pelos diferentes instrumentos e com musicas de diferentes estilos musicais, possibilita estimular também a coordenação motora e a consciância corporal.

A plasticina, embora possa ser introduzida anteriormente, sendo uma ótima forma de introdução à exploração artistica, pode apelar neste estadio de desenvolvimento às competências de pensamento simbólico e à criatividade. Uma bola de plasticina pode assumir uma infinidade de formas, das quais poderão brotar inúmeras histórias.

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