Posição de dormir

domingo, 17 de janeiro de 2010

Vandervan Burgos



Durante muito tempo recomendou que os latentes, particularmente entre o nascimento e os 4 meses de idade, deveriam dormir de barriga para baixo, pensando que seria a melhor maneira de evitar a aspiração (entrada de alimentos na traqueia) em caso de vômito.

Sabe agora que deitado de costas é uma posição segura, principalmente porque está relacionada com o síndroma da morte súbita, responsável por mais mortes, nos Estados Unidos, do que qualquer outra causa, durante o 1º ano de vida.

Por isso a AAP (Academia Americana de Pediatria) recomenda que os bebês saudáveis sejam deitados de costas para dormir.

A explicação correta da morte súbita não se sabe, mas pode estar relacionada, no bebê deitado sobre o seu estômago, com uma menor oxigenação ou uma menor eliminação de dióxido de carbono, o bebê nesta posição, vai respirar o mesmo ar contido numa pequena bolsa da cama, formada à volta do nariz.

Embora a posição de dormir não seja a única justificação para o sindroma da morte súbita, parece no entanto estar fortemente relacionada com ele, o que justifica a recomendação. Há, no entanto, algumas excepções.

A recomendação de deitar o bebê de costas aplica a todos os latentes saudáveis, durante o 1º ano de vida, sendo particularmente importante nos primeiros 6 meses, quando a incidência do sindrome da morte súbita é maior. Também se pode deitar o bebê de lado, alternando um lado com o outro.

Desde 1992, altura em que AAP começou a recomendar esta posição para dormir, a incidência anual do sindrome da morte súbita, diminuiu mais de 50 %.

É também muito importante evitar colocar almofadas, cobertores, mantas ou mesmo brinquedos de tecidos moles, pois podem bloquear a entrada de ar, se encostarem à face do bebé.

Deve evitar colocar o bebê em colchões de borracha ou muito moles, ou sofás.

Uma cama segura para um bebê deverá ter um colchão firme, coberto por um lençol.

Brinquedos moles ou peludos devem ser evitados.

A temperatura do quarto deve ser confortável, não colocando o bebê perto da saída de ar quente ou janelas abertas.

Usar uma só peça de roupa para cobrir o bebê, que deve ser dobrada por baixo do colchão e não ultrapassar o peito, para evitar o risco de cobrir a face.